terça-feira, 25 de maio de 2010

Gestão de Sustentabilidade


Definições: Gestão = ação de gerir, administrar; Sustentabilidade = relacionado com a continuidade e preservação dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

A Gestão da Sustentabilidade é administrar a preservação dos aspectos ambientais e culturais da sociedade humana abrangendo diversos níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

O que podemos fazer pelo meio ambiente é agir bem na gestão dos seus recursos, substituindo antigos paradigmas por novas práticas gerenciais e produtivas, como:

  1. investimento em tecnologias e soluções inovadoras, com processos e produtos capazes de minimizar as emissões de gases efeito estufa;
  2. baixa emissão de carbono;
  3. recuperação, reúso e reciclagem de recursos e insumos;
  4. produtos e ambientes de trabalho “verdes”: mais próximos do seu estado natural, com menos componentes químicos agressivos e tóxicos, maior potencial de transformação, produzidos na própria região gerando baixo impacto ambiental;
  5. prevenção de todas as formas de desperdícios;
  6. estratégias baseadas em produção limpa, matérias-primas e energias renováveis;
  7. destinação adequada do lixo tecnológico;
  8. valorização da economia solidária e do comércio justo;
  9. redução de passivos e custos ambientais, gerando eficiência e riqueza sustentáveis, saúde e segurança para a sociedade;
  10. prevenção de desastres ambientais e eventos climáticos extremos - como deslizamentos, secas, erosões, enchentes, terremotos, tufões, etc - contaminação dos solos, poluição do ar e sonora, escassez de água e energia, aquecimento global, assoreamento de lagos, rios, represas e açudes, chorumes, chuva ácida, desertificação, bem como das doenças decorrentes que se proliferam degradando a qualidade de vida e a produtividade.

É necessário dar o primeiro passo como indivíduo, exercendo a cidadania e reciclando a mentalidade através da sustentabilidade: fazendo coleta seletiva e destinação responsável do lixo, restringindo o uso de veículos automotivos e materiais descartáveis, evitando o desperdício de energia e água, dando preferência a produtos socioambientalmente responsáveis e fontes alternativas de energia, apoiando iniciativas políticas em prol da preservação dos recursos naturais. Junte-se aos esforços da comunidade internacional com intenção de diminuir os efeitos da degradação ambiental, acertar as contas com a natureza e garantir o bem-estar das próximas gerações.

Você pode evitar o uso de sacolas plásticas e copos descartáveis, por exemplo, indo às compras com sua sacola retornável e tomando água e café em canecas permanentes.Transformar parte de uma propriedade particular em reserva ecológica também é uma ação voluntária de grande alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário